Mindfulness: Como o mundo corporativo pode se beneficiar

Mindfulness: Como o mundo corporativo pode se beneficiar

14 de junho de 2019 Sem categoria 0
mindfulness atenção plena no mundo corporativo

Construir um ambiente saudável tem sido um dos maiores desafios estratégicos para o bem-estar no trabalho e para a reputação das empresas que buscam boas práticas organizacionais.

As transformações geradas pelo mercado global provocam inquietações individuais e coletivas, a partir de situações como fusões, incorporações, novas tecnologias, pressão de mercado, redução de postos de trabalho, etc.

Tais situações geram um contexto complexo sobre como lidar com o que se espera do trabalho, considerando a nossa vida pessoal e os impactos na família, além de acompanhar sintomas de estresse, burnout, somatizações, depressões, lesões por esforços repetitivos e outros.

Mindfulness ou atenção plena refere-se à habilidade de prestar atenção em qualquer situação que se encontre com a intenção de se envolver no aqui e agora de uma forma aberta, curiosa e autêntica, antes de fazer um julgamento sobre a situação.

As emoções se equilibram e os diálogos internos diminuem, fazendo com que a energia flua mais naturalmente. Desenvolver a capacidade de permanecer focado no que estamos fazendo, em um estado de atenção plena ou Mindfulness leva, espontaneamente, ao aumento da concentração e estimula a energia, gerando uma sensação de bem-estar.

Benefícios do Mindfulness e como implementá-lo nas organizações

Os resultados de pesquisas evidenciam que a prática de Mindfulness pode contribuir para satisfação e desempenho no trabalho, regulação emocional, redução de exaustão de estresse e burnout, envolvimento no trabalho e melhora nos vínculos pessoais.

Pesquisas sugerem um papel potencialmente importante de Mindfulness no local de trabalho, que pode ser influenciado, não apenas por fatores pessoais, mas também por variáveis ambientais e situacionais. Além disso, esse treinamento comportamental pode proporcionar:

  1. Melhoria na comunicação;
  2. Melhoria e aumento na produtividade;
  3. Diminuição do nível de estresse;
  4. Melhoria no ambiente de trabalho;
  5. Diminuição no índice de absenteísmo;
  6. Diminuição na rotatividade de cargos;
  7. Melhoria na liderança e tomada de decisões;
  8. Melhoria no atendimento ao cliente;
  9. Melhoria na capacidade de concentração;
  10. Maior qualidade de vida;
  11. Aumento na capacidade de desenvolvimento;
  12. Maior facilidade para aprendizagem;
  13. Diminuição dos sintomas de ansiedade;
  14. Diminuição dos sintomas de depressão.

Como pode perceber a atenção plena pode trazer benefícios consideráveis para indicadores importantes de saúde, segurança e gestão.

Como implementar Mindfulness em minha Organização

Diante de questionamentos sobre como implementar a prática de Mindfulness nas organizações, separamos 4 dicas interessantes para te ajudar.

  • Criação do plano estratégico institucional, considerando a logística de espaço, tempo, formação de instrutores e público-alvo;
  • Treinamento da equipe, devendo-se iniciar pelos líderes, para que se possa experienciar os benefícios da técnica, facilitando a transição para os outros níveis da empresa;
  • Implementação dos programas considerando-se as diferentes opções e variáveis como o tempo disponível, o grau de envolvimento e as necessidades pessoais e organizacionais;
  • Em um prazo predeterminado, realizar a verificação da eficácia. Essa análise pode ser feita de diversas formas, por exemplo, comparando a incidência de erros antes e depois do início das meditações, os níveis de estresse, a ocorrência de conflitos internos.

Observando as dicas você pode perceber que além de uma mudança de hábito entre funcionários, a implementação de um programa de Mindfulness pode significar uma mudança cultural relevante.

É importante entender o que a Atenção Plena significa

A atenção plena não é sobre ser positivo o tempo todo. É sobre perceber o que acontece de momento a momento, o fácil e o difícil, o doloroso e o prazeroso. É sobre construir um corpo e mente para estar presente e desperto em sua vida. E assim, fazer escolhas mais assertivas para alcançar seus objetivos com bem-estar.

Caso tenha restado alguma dúvida, temos outros textos relacionados ao assunto e você também pode buscar por cursos e workshops. Na Sensis temos um curso dedicado a essa prática. Para entrar em contato conosco, clique aqui.

Esperamos ter lhe ajudado nessa busca por conhecimento. Caso já conheça a técnica, compartilhe conosco suas experiências. Ficaremos felizes em saber que o Mindfulness está, cada vez mais auxiliando pessoas a serem suas melhores versões.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *