Mentoring: O que é e como funciona

Mentoring: O que é e como funciona

26 de abril de 2019 Sem categoria 0

Existem algumas ferramentas e processos de desenvolvimento humano e profissional atualmente no mercado. Já comentamos aqui no Blog sobre Psicoterapia e Coaching. Hoje vamos explorar um tema que começa a crescer no Brasil, o Mentoring.

O processo de Mentoring significa compartilhar conhecimentos, habilidades e experiência de vida para guiar o outro para alcançar seu pleno potencial; é uma jornada de descoberta compartilhada. Vamos aprofundar a explicação a seguir.

O que é Mentoring

Essa é uma vertente de desenvolvimento humano e profissional na qual um indivíduo sênior ou mais experiente em determinado assunto, chamado de mentor, é designado para atuar como conselheiro ou orientador de outro profissional. O mentor é responsável por fornecer suporte, feedbacks e guias sobre o desenvolvimento de seu mentorado.

Esse é um processo muito comum no Vale do Silício onde executivos de tecnologia utilizam do mentoring para lidar com questões críticas de carreira e/ou negócios. A ideia é gerar um relacionamento positivo e encorajador, incentivando pessoas a desenvolverem seus potenciais.

O mentoring é multifacetado, pode ser formal ou informal, pode mudar e evoluir conforme as necessidades do mentorado. Ele pode ou não seguir uma estrutura ou metodologia. O foco principal é que o mentor seja um modelo, treinador, conselheiro e um recurso confiável.

Mesmo assim, trata-se de uma relação de troca, já que a pessoa que recebe o apoio, muitas vezes, indica o mentor em determinas situações. O mentor, por sua vez, utiliza a sua experiência pessoal e corporativa para orientar a pessoa em seu processo de desenvolvimento em uma dada questão.

Esse pode ser um processo remunerado ou não.  A ideia é que o profissional escolhido como mentor tenha expertise em determinado assunto que você identifique pontos de desenvolvimento em sua carreira, negócios ou vida.

Existem diferentes focos para esse processo, tais como o Mentor-pai (que age como um amigo mais velho, conselheiro espiritual, confessor), o Mentor de carreira (que acompanha a evolução profissional ou acadêmica), o Mentor profissional (um profissional mais experiente que orienta um trainee ou pessoas em fase de promoção e qualificação interna), entre outros.

Quais são os benefícios do Mentoring?

Além de contribuir muito para o desenvolvimento pessoal e profissional existem diversas vantagens no processo de mentoring.

Uma delas é agregar um networking importante para a sua profissão. Você deve saber como é valioso ter uma rede de contatos sólida para encontrar as melhores oportunidades do mercado de trabalho e/ou negócios.

Outro ponto fundamental, que diferencia essa abordagem de outras, é que o mentor tem mais liberdade para orientar o seu mentorado. Isso significa que ele pode levantar assuntos de acordo com sua experiência profissional, independentemente de técnicas e metodologias, o que torna esse processo diferente de um de coaching ou psicoterapia. Afinal, muita da experiência desse profissional é transmitida de modo mais subjetivo e com foco em suas vivências pessoais e profissionais.

Como funciona o mentoring

O mentoring acontece por meio de encontros entre o mentor e o mentorado. Esses encontros normalmente tem uma periodicidade constante podendo ser semanais, quinzenais ou em alguma outra configuração que funcione para ambos.

No entanto, um diferencial desse atendimento é que, normalmente, o mentor se debruça sobre temas pontuais, a fim de contribuir em desafios específicos pelos quais você possa estar passando.

Além disso, o tempo de duração do mentoring não é necessariamente definido no primeiro encontro, como acontece com outras abordagens. Assim, existe mais liberdade para identificar se o trabalho está finalizado ou é preciso se prolongar.

O trabalho do mentor pode ser remunerado ou não, uma vez que a parceria entre as duas pessoas pode acontecer de formas diversas. No entanto, como se trata de uma profissão, cada vez mais reconhecida, é comum que o profissional cobre pela orientação que presta.

Como encontrar um mentor

Hoje em dia, já é possível se deparar com muitos exemplos onde o mentoring é amplamente usado no meio corporativo. Existem, também, casos em que pessoas buscam por esse tipo de serviço independentemente da empresa em que estejam inseridas.

Para saber como o mentoring pode ser importante para a sua carreira profissional e mesmo para a sua vida como um todo, algumas perguntas interessantes ajudam nessa reflexão. São elas:

  • Quem você consulta em momentos importantes em sua vida?
  • Quem você tem como referência?
  • Quais são os desafios que você acredita que precisa de ajuda?
  • Um olhar externo para esses desafios poderiam te ajudar?

Você pode acessar sua própria rede para solicitar um processo de mentoria. Outra possibilidade é buscar no mercado ou mesmo dentro de sua empresa. Existem diversos formatos no mercado, se estiver com dúvida sobre essa abordagem e quiser aprofundar o conhecimento você pode entrar em contato conosco para uma conversa.

Esperamos ter ajudado. Até a próxima!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *