Equilíbrio da Vida Profissional e Pessoal: Um Panorama de Entendimento e Reflexões

Equilíbrio da Vida Profissional e Pessoal: Um Panorama de Entendimento e Reflexões

24 de maio de 2019 Sem categoria 0

O tema equilíbrio da vida profissional e pessoal vem sendo cada vez mais demandado em palestras, cursos, livros e na internet. Isso acontece, pois estamos vivendo uma era de muita mudança e transformação. O que naturalmente nos faz sentir desequilibrados.

Para tornar essa questão mais clara dedicamos esse texto para explicar como a transformação no mundo traz consequências em nosso organismo. Também, separamos algumas dicas para te ajudar nesse processo.

Uma visão geral da transformação

Se compararmos nossas vidas com a de uma pessoa do Sec. 18, as mudanças e impactos são inegáveis. Imagine que, atualmente, consumimos em 1 semana o equivalente ao que uma pessoa do sec. 18 consumia de informação por uma vida inteira.

Existem dados que comprovam que 50% da informação que um universitário estudou no 1º ano de faculdade estará desatualizada até o 3º ano. Ou seja, a velocidade de mudança e transformação do mundo está cada vez mais acelerada.

Estamos vivendo um novo marco de transição como sociedade. Assim como a Revolução Industrial no Sec. 18, podemos considerar a revolução da conectividade no sec.21. Certamente você percebeu muitas dessas alterações. Mas, você já parou para pensar em seus impactos?

Os impactos na vida pessoal

Existem diversos efeitos e consequência na vida das pessoas. Vamos pontuar alguns que você deve estar familiarizado. Um dos principais é a comunicação que está cada vez mais descentralizada.

Ou seja, antes a sociedade tinha alguns veículos de comunicação oficiais em que as pessoas consultavam para ter atualizações. Porém, hoje todo mundo é um comunicador. E como resultados, as informações são distribuídas com uma agilidade nunca vista antes.

Esse fato foi gerando muito mais autonomia e conectividade entre pessoas.  Atualmente, já existem mais dispositivos conectados do que o número total da população mundial.

Além disso, o papel da inteligência artificial vem ganhando muito espaço em diversos aspectos de nossa vida. De acordo com Ray Kurzweil, a partir de 2045 a inteligência artificial se tornará infinitamente superior à humana.

Os impactos no mundo dos negócios

No mundo dos negócios as repercussões também são intensas. Afinal, as pessoas mudam e consequentemente os comércios também. Ultimamente, empresas como Airbnb, Uber, Spotify, entre outras revolucionaram os mercados ondem atuam.

Isso porque, perceberam rapidamente as alterações de mentalidade que as mudanças sociais vêm causando nos interesses e prioridades das pessoas. Além disso, entenderam que ao invés de querer produtos, mais do que tudo, estamos buscando por soluções para nossos problemas.  Passamos de uma era onde existia um prestigio de ter “coisas” para o prazer de “usar” ou “experimentar”.

Além disso, o foco apenas no lucro nos negócios não é mais o suficiente para as pessoas. Estamos buscando por propósito em todos os aspectos de nossas vidas, inclusive no trabalho. Estruturas onde antes prevaleciam a hierarquia e o controle passam a viver e a buscar transição para o network e empoderamento de seus funcionários.

O planejamento e confidencialidade eram palavras que resumiam as necessidades do mundo dos negócios. Atualmente entende-se que mais do que planejar é importante experimentar para testar o que realmente funciona e como. A transparência com todos os públicos em que a empresa atua, toma o lugar da confidencialidade onde as informações ficavam restritas a um público seleto.

Um termo, norte americano, muito utilizado para explicar o mundo de hoje é VUCA (volatility, uncertainty, complexity and ambiguity). Em português poderíamos traduzir para VICA e ele explica as condições de volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade que vivemos hoje e que impacta o ambiente corporativo e outros aspectos de nossas vidas.

Viver no meio de todas essas transformações, tem tornado todos os aspectos de nossa vida voláteis, incertos, complexos e ambíguos.

A sensação de desequilíbrio é mais normal do que imagina

Dentro desse cenário, a sensação de desequilíbrio é muito normal. Nosso cérebro é um sistema de conexões, que grava em circuitos. Esses circuitos determinam as percepções automáticas. Em outras palavras, formam “caminhos” conectados a diversos pontos do cérebro, gerando mapas mentais.

Entretanto, quando vivemos novidades ou dilemas, ainda não existem circuitos prontos (mapas mentais). Neste momento, nosso cérebro precisa fazer novas conexões cerebrais, gerando uma reação natural de angústia.

Um exemplo simples é quando você passa a usar um dispositivo Android após usar um dispositivo IOS, ou vice versa. Você deve ter notado o quão difícil é a utilização de algumas funcionalidades simples como aplicativos, busca online ou até mesmo o telefone. Sem dúvida, você deve ter se sentido frustrado no início.

O mundo conectado gera novidades e dilemas constantemente e como consequência nosso cérebro e corpo sofre com isso. A evolução tecnológica está acontecendo com maior rapidez do que a evolução física consegue acompanhar, e por isso sentimos os impactos como: estresse, ansiedade, depressão, entre outros.

O que devemos fazer?

É importante ter em mente que mesmo sendo desafiador e causando impactos em nosso cérebro e organismo, estamos biologicamente preparados para evoluir. Além disso, existem mecanismos que podem nos ajudar a passar por esse processo de forma mais fluida.

O mais importante é ter autoconhecimento para poder identificar quando os impactos deixam de ser naturais. Você pode iniciar com um exercício de reflexão básico levando as seguintes questões em consideração:

  • Quais sentimentos e pensamentos estou tendo no momento atual?
  • Que emoção quero sentir?
  • Qual é uma ação simples que posso fazer para chegar ao estado ideal?

Além disso, existem abordagens especializadas como: Psicoterapia, Coaching, Mentoring, Mindfulness, entre outras que atuam em diferentes frentes contribuindo para o processo de autoconhecimento.

O autoconhecimento gera autoconsciência de nossas atitudes e comportamentos. É importante entender como o nosso organismo funciona para entendermos o momento em que estamos vivendo.  O processo de consciência te ajudará a encontrar maneiras de tornar qualquer processo de mudança e transformações mais fluido.

Como comentamos anteriormente, o autoconhecimento funciona como um músculo em seu corpo. Quanto mais treinado, mais presente e familiarizado com seus processos internos estará. Por isso, experimente diferentes abordagens, processos e conteúdo para entender o que melhor funciona para você e seu momento de vida e consequentemente encontrar a sua maneira de equilibrar dos diversos aspectos de sua vida.

Esperamos que tenha gostado. Deixe um comentário!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *