9 Dicas para a sua recolocação profissional

9 Dicas para a sua recolocação profissional

28 de junho de 2019 Sem categoria 0
recolocação no mercado

Como apresentamos anteriormente em Recolocação no Mercado de Trabalho: Entenda como funciona e como pode ser um autoconhecimento, existem algumas estratégias para abordar esse tema.

A verdade é que não existe uma receita pronta, cada pessoa pode percorrer seu caminho. Para isso deve-se levar em consideração suas experiências anteriores, sua personalidade, seus objetivos pessoais, e suas metas de carreira, além das oportunidades do mercado.

Para te ajudar nesse processo separamos 9 dicas básicas de recolocação profissional.

1. Aposte na educação executiva

Manter-se atualizado é premissa básica no atual mercado corporativo. Você pode buscar por cursos específicos da sua profissão, do seu segmento ou cursos diferentes como uma forma de expansão de horizonte.

Uma dica interessante, de baixo custo são cursos online. Existem plataformas como a Udemy que oferecem cursos muito interessantes do mundo todo. Se estiver buscando por algo presencial vale conferir o Sympla, um site que contempla diversos temas de cursos.

2. Atualize-se

Busque o aperfeiçoamento em diversas habilidades: liderança, gestão, finanças, conhecer profundamente o negócio da empresa, saber negociar e estar sempre atento às oportunidades.

3. Autocuidado

Dedicar um tempo para você mesmo também pode ser uma ótima ferramenta de autoconhecimento e ampliação de consciência.  Aproveite o tempo livre para fazer coisas que gosta e que te fazem sentir bem. Muitas vezes essas atividades envolvem pouco ou nenhum investimento financeiro.

4. Busque o networking e a troca de experiências

Mantenha sempre o relacionamento com pessoas que acrescentem à sua carreira.

Além de cursos presenciais, nos quais você tem a oportunidade de se relacionar pessoalmente, as redes sociais também podem ajudar nesse processo.

Portanto, ter um perfil atualizado no LinkedIn é essencial. Mas vale, também, estar atento às oportunidades no Facebook, em grupos de WhatsApp e a postagens no Instagram.

Lembre-se o processo de networking deve ser encarado como uma troca, você também precisa estar disposto a oferecer o que tiver de conhecimento.

Para isso pode ser interessante publicar conteúdo relevante, avisar pessoas sobre cursos de seu interesse, indicar pessoas e serviços. Ou seja, troque experiências, peça dicas, tire dúvidas, converse com pessoas interessantes. Esteja aberto a esse mundo de informações e suas infinitas possibilidades.

Além disso, muitas pessoas buscam um processo de mentoring para auxiliar na questão do networking. O mentor pode também contribuir para outros prontos de sua carreira.

5. Seja positivo

Por mais que este seja um momento um tanto quanto difícil, em que você acaba ficando frente a frente a grandes desafios, é importante que você se mantenha determinado.

Aproveite esta situação para fazer uma autoanálise, no sentido de compreender seus pontos de melhoria, identificar suas potencialidades e decidir sobre a nova fase em sua vida.

É fundamental manter a calma, respirar fundo e não dar espaço para um quadro de ansiedade fora do natural. O que você deve fazer é ter em mente que a oportunidade, tanto pode surgir de imediato, quanto pode demorar um tempo para acontecer, mas ela irá aparecer.

Neste período, para que você consiga manter equilibrado, continue se preparando, física, mental e intelectualmente, pois, no momento em que a vaga ideal surgir, você já estará pronto para ocupá-la.

6. Defina seus objetivos

O novo emprego precisa estar de acordo com seu planejamento. Aliás, você também deve estar feliz, fazendo o que gosta. Então, prepare uma lista do que espera encontrar em sua futura empresa. Defina uma estratégia de busca que tenha a ver com seu perfil.

Além disso, faça uma lista com seus pontos fortes e pontos a melhorar e saiba aonde quer chegar. Utilize suas experiências anteriores para lhe orientar quanto a essas informações. A cada jornada em uma empresa adquirimos novas informações e experiências que nos tornam profissionais melhores do que quando estávamos no início desta jornada.

Você pode buscar ajuda com profissionais de coaching nesse processo, muitas vezes um auxílio externo contribui para enxergarmos pontos que sozinhos não estávamos considerando.

7. Mantenha seu currículo atualizado

O currículo é o seu cartão de visitas. Ele deve estar impecável, atualizado e otimizado. E uma dica: coloque seus resultados nele.

Que diferença você fez nas empresas em que atuou? Quais foram as metas alcançadas? Que problemas enfrentou e qual solução encontrou?

Projetos reais e situações específicas podem ajudar a demostrar seus pontos fortes de maneira prática.

8. Organize suas finanças pessoais

No seu plano de ação, o orçamento pessoal precisa ser prioridade. Revise suas planilhas orçamentárias, corte gastos desnecessários e adote o consumo consciente em casa.

A falta de um planejamento financeiro pode afetar o seu psicológico. Você necessita estar bem para passar tranquilamente por esse período de indefinições.

Planeje, também, o investimento que você precisará fazer em cursos e atualizações.

9. Esteja preparado para uma entrevista

Vista-se adequadamente, seja pontual, prepare-se para as possíveis perguntas, treine sua postura e, principalmente, estude sobre a empresa para a qual está se candidatando.

Outro ponto que merece atenção é referente aos motivos que levaram à sua demissão, caso esse seja o caso. Seja honesto frente ao questionamento, pois os recrutadores conseguem identificar quando um candidato está faltando com a verdade.

Vale ressaltar que o processo seletivo é uma via de duas mãos, você como candidato também está escolhendo a empresa que melhor atende suas demandas. Por isso, aproveite o momento da entrevista para perguntar sobre a empresa e vaga, essas informações poderão servir como insumo para sua escolha.

Para finalizar

Lembre-se: se faz muito tempo que você não enfrenta uma entrevista de emprego, fique tranquilo. Mantenha a calma e seja sincero, pois esta postura fará total diferença na hora de conquistar a tão almejada vaga.

Esperamos que essas dicas contribuam para o seu sucesso e, caso tenha restado alguma dúvida sobre o assunto, não hesite em nos contatar.

Até a próxima!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *