8 dicas de Inteligência Emocional para contribuir com sua produtividade

8 dicas de Inteligência Emocional para contribuir com sua produtividade

26 de julho de 2019 Sem categoria 0
dicas de inteligência emocional

Existem algumas maneiras de alcançar o desenvolvimento de sua inteligência emocional no trabalho, seja treinamentos específicos, sessões de aconselhamento, e até mesmo reflexões para praticar no seu dia-a-dia.

No texto: A influência da falta de gestão das emoções na produtividade, apresentamos como as emoções fazem parte de nosso pleno funcionamento como humanos assim como a respiração. A melhor solução para o desenvolvimento da inteligência emocional é entender o que se passa conosco e saber gerenciar essas emoções da melhor forma possível.

Porém sabemos que não é tão simples assim. Por isso, separamos algumas dicas fundamentais para dar o primeiro passo em direção ao desenvolvimento das suas emoções.

1. Permita-se sentir, mesmo o que é ruim

Ser equilibrado não significa estar sempre calmo. Quanto mais você deixar suas emoções correr livremente, internamente, maiores as chances de conseguir elaborar a real fonte do problema e, eventualmente, solucioná-lo.

Por exemplo: Se você está sentindo raiva do seu chefe, a pior alternativa é negar esse sentimento. Não é necessário ser agressivo ou ter um comportamento que vá se arrepender depois. O importante é você processar internamente a emoção para entendê-la.

2. Além de pensar, escreva!

Expressar nossos sentimentos no papel ajuda a trazer mais informação para o consciente. Muitas vezes a escrita ajuda a processar os sentimentos e torna-los mais reais.

Além disso, se você permanece no campo imaginativo, sem dar forma ao seu pensamento com a escrita ou com a fala, o conflito segue por caminhos mais confortáveis e nada se resolve de fato.

3. Reconheça as suas limitações e as dos outros

Em um momento de decisão, é essencial estar atento às suas próprias expectativas, fragilidades e anseios. Observe, também, os seus comportamentos e identifique seus pontos fortes e aqueles que sabe que precisa desenvolver

Porém, não esqueça de desenvolver essa mesma sensibilidade em relação aos outros, por mais difícil que possa parecer.

4. Analise e gerencie o que descobriu de você mesmo

Depois de ter a consciência sobre os seus pontos fortes e pontos a desenvolver, é hora de evitar as reações inconscientes em seu dia a dia, já que agora você as conhece.

A partir daí, você irá fazer um gerenciamento do que é benéfico e o que precisa melhorar em suas relações profissionais e pessoais.

5. Tenha foco comportamental

Diariamente, busque produzir algo interessante sem interrupções e sem distrações com as redes sociais, por exemplo.

Isso fará com que você fique condicionado a executar certas tarefas com muito mais facilidade e sem interferência de sentimentos que outras pessoas podem provocar em você, mesmo que via internet.

6. Tenha atenção ao seu contexto de trabalho

Procure sempre observar as pessoas ao seu redor. Veja como os outros reagem diante das situações que se apresentam e o que aquilo acrescenta para você.

É fundamental também reparar nas reações de seus comportamentos no relacionamento com as pessoas da sua empresa. Isso pode te ajudar a entender o que motiva e até mesmo desmotiva as pessoas.

7. Tenha um foco proposital

Inteligência emocional tem tudo a ver com produtividade. Sendo assim, foco proposital é uma forma de ressignificar cada uma das atividades diárias. É contar com “uma recompensa” em forma de estímulo, depois de realizar cada atividade, ou vencer um obstáculo.

Por exemplo: Se você quer ser produtivo, determine o propósito de cada afazer e o que isso trará de ganhos em seu trabalho.

8. Agradeça

Procure demonstrar gratidão no seu cotidiano. As pessoas se sentirão mais à vontade para fazer o mesmo com você.

A gratidão gera felicidade. A felicidade libera uma onda de bem-estar e tranquilidade no cérebro, fazendo com que a ansiedade, o medo de errar, a insegurança e o estresse diminuam.

Inteligência Emocional é importante pra o seu desenvolvimento pessoal e profissional

Todas as características e formas de agir são inertes ao seu humano. Porém, desenvolver inteligência emocional pode ser um dos caminhos para o sucesso profissional, para melhoria de seus resultados pessoais e aumento do desempenho e produtividade.

Vale ressaltar que o desenvolvimento emocional é um exercício continuo e faz parte de um processo de autoconhecimento. Como um treinamento físico algumas coisas podem parecer muito difíceis no início, entretanto a prática vai nos tornando melhores em identificar nossos padrões e pensar em soluções para nossos desafios.

Esperamos que tenha gostado! Estamos por aqui em caso de dúvidas ou mais informações.

Até a próxima!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *